terça-feira, 23 de outubro de 2012

Você conhece Apn-vg?

A Associação de Preservação da Natureza do Vale do Gravataí - APNVG, foi fundada em 14 de Junho de 1979, como uma Organização Não Governamental (ONG) de cunho ecológico, com sede em Gravataí/RS.

Sua primeira ação foi a realizou da “Procissão Ecológica” em 1980, que visou sensibilizar as autoridades e a população para os riscos de sobrevivência que o Rio Gravataí estava sujeito em razão da drenagem do Banhado Grande realizada no ano de 1962, a construção do canal e alteração de seu leito original do Rio Gravataí e a poluição gerada pelo descarte do esgoto da cidade no Rio sem tratamento.

MISSÃO
Discutir com a comunidade do Vale do Gravataí e a administração municipal e estadual as principais questões ambientais que ameaçam e comprometem a qualidade de vida da região.

OBJETIVOS
Fortalecer a importância da noção de qualidade de vida e formação de uma consciência ambiental na população dos municípios do Vale do Rio Gravataí;- Envolver todos os segmentos da sociedade na defesa dos bens naturais enquanto um bem geral e coletivo;- Estabelecer parcerias na luta pela causa ambiental com entidades públicas e privadas, locais e regionais;- Reverter a lógica de que os bens naturais (água, ar, flora e fauna) podem ser sacrificadas em nome de um suposto crescimento econômico;- Defender um desenvolvimento sustentável, economicamente viável e socialmente justo.

Conheça mais sobre a APN-VG em nosso site e participe das nossas ações de Proteção da Natureza!

DADOS DE CONTATO
Site: www.apnvg.org.br

Localização: Rua Dr. Luis Bastos do Prado, 626, Centro, Gravataí/RS

Fone: (51) 3041 1442

2 comentários:

  1. O site www.apnvg.org.br nao está funcionando, parece.

    ResponderExcluir
  2. No ano de 1990, o prefeito José Motta e de Gravataí e o prefeito Eng Gilso Nunes de Cachoeirinha, se uniram para estudar um meio de tratar os esgotos de suas cidades. Para tal, por indicação do ambientalista José Lutzemberger, contrataram um engenheiro sanitarista, que defendia o controle e despoluição do esgoto através de lagoas de decantação e tratamento com plantas aquáticas. Esta discussão foi parar no comitê de gerenciamento da bacia do rio Gravataí. O que chamou a atenção da CORSAN (que detinha a concessão do fornecimento de água). Em 1991 a CORSAN propôs aos dois prefeitos que abandonassem a ideia das lagoas de algas que faria um projeto contemplando as duas cidades, com o que os dois prefeitos (aliviados, pois o processo não avançava) rapidamente concordaram.
    Então na ECO Rio 92, foi aprovado o projeto "Rio Guaíba" que contemplava o tratamento de cerca de 40% do esgoto de Cachoeirinha e cerca de 30% do esgoto de Gravataí.
    Hoje a meta governamental é uma ampliação deste projeto, que deverá atingir até 2030 cerca de 87% dos domicílios.

    ResponderExcluir